Notícias

Final do Festival da Canção 2020 em Elvas

O Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, foi o local escolhido para a realização da Final do Festival da Canção 2020 que se realizou no dia 7 de março.
Para a final ficaram apuradas 8 canções, sendo que a vencedora foi a canção “Medo de Sentir”, composta por Marta Carvalho e interpretada por  Elisa, que irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção que se realiza em maio na cidade de Roterdão, nos Países Baixos.
Este espetáculo foi apresentado por Filomena Cautela, Inês Lopes Gonçalves e Vasco Palmeirim e atuaram ainda Conin Osíris, vencedor do festival do ano passado, e vários cantores que fizeram uma homenagem ao rock português com a interpretação de vários temas.
O festival é organizado anualmente pela RTP que também comemorou os seus 63 anos.

Helena Adagas                        
9.ºD

notícias1

Comemorações do 14 de janeiro em Elvas

No dia 14 de janeiro, celebrou-se, na nossa cidade, os 361 anos da Batalha das Linhas de Elvas.
Esta data é assinalada anualmente em Elvas, sendo feriado municipal.
Das cerimónias, que se iniciaram com o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho, fizeram parte a homenagem aos mortos em combate no Sítio dos Murtais, a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, morto em combate, diversas cerimónias militares e militarizadas, o desfile das Forças em Parada, concertos, entre outras.
A Batalha das Linhas de Elvas foi travada a 14 de janeiro de 1659, durante a Guerra da Restauração, entre portugueses e espanhóis e os primeiros saíram vencedores.
Sendo um dia feriado, muitas famílias assistiram às cerimónias e aproveitaram ainda para visitar Badajoz.

https://visao.sapo.pt/                                                                                                                             
http://www.cm-elvas.pt/municipio/

Helena Adagas                       
n.º 9 – 9.ºDnotícias1

Escola Básica n.º 1 de Elvas comemorou o Halloween

A Escola Básica n.º 1 de Elvas realizou, na passada quinta-feira, dia 31 de outubro, algumas atividades relacionadas com o Halloween, Dia das Bruxas.
Destaca-se a exposição no pavilhão polivalente da escola com vários trabalhos feitos pelos alunos, nomeadamente os chapéus-de-chuva com decoração alusiva ao tema.
Durante o dia houve doces e vários grupos de alunos vieram mascarados e fizeram a apresentação de danças.
Esta é uma data muito comemorada em países como os EUA onde as pessoas decoram as casas, caracterizam-se e as crianças andam pelas ruas no tradicional “Doces ou Travessuras”.
A origem do Halloween vem de antigos festivais celtas que se iniciaram por volta do século V a.C., o Samhaim. Os símbolos, que atualmente são utilizados no Halloween, eram confecionados pelos celtas para afastar os maus espíritos.
Na Idade Média, o evento passou a chamar-se Dia das Bruxas pela Igreja Católica.

Fonte:
https://www.infoescola.com

Helena Adagas
n.º 9 – 9.ºD

notícias1

Festas de S. Mateus de Elvas 2019

A tradicional romaria em honra do Senhor Jesus da Piedade ou festas de S. Mateus de Elvas decorreram entre os dias 20 e 29 de setembro no Parque da Piedade desta cidade.
As festas foram organizadas pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade e pela Câmara Municipal de Elvas e, tal como é habitual, iniciaram no dia 20 com a Procissão dos Pendões, que parte da Sé e termina na Igreja do Nosso Senhor Jesus da Piedade e é acompanhada por milhares de pessoas.
Do programa das festas fizeram parte duas touradas picadas de homenagem ao cavaleiro Joaquim Bastinhas, vários concertos com grupos e artistas locais e nacionais, como foi o caso dos Filhos da MadrugadaBrigada 14 Janeiro, Fernando Daniel, José Cid, Deejay Telio ou dos Xutos e Pontapés, vários festivais pirotécnicos, caminhadas, arruadas e várias celebrações religiosas.
A feira de S. Mateus ou Feira das Louças, como é conhecida pelos espanhóis, atraiu milhares de visitantes portugueses e espanhóis à cidade que encheram o recinto, fizeram compras, comeram e assistiram aos diversos espetáculos.
A procissão do regresso dos Pendões à Sé, que se realizou no dia 29, encerrou as festas de 2019.
Foram dez dias de muita animação na cidade de Elvas!

Helena Adagas

n.º 9 – 9.ºD

notícias1

1.º de Maio, Dia do Trabalhador

No dia 1 de maio, celebrou-se mais um Dia do Trabalhador. Esta data é assinalada anualmente, sendo feriado em Portugal, em vários países da Europa e no Brasil.
Em Portugal, o 1º de Maio só começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril. Mas a origem desta data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. A polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.
Quatro dias depois, a 5 de maio, os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública revoltou-se contra ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e, em 1889, o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.
Este ano, o Dia do Trabalhador, em Portugal, foi novamente comemorado, em todo o país, com várias iniciativas sindicais e populares, manifestações, marchas, celebrações, comícios e até greves de forma a chamar a atenção do Governo e das entidades patronais para as necessidades e os direitos dos trabalhadores.
Sendo um dia feriado com sol, muitas famílias aproveitaram para descansar e passear.

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt

Homepage

Helena Adagas

n.º 8 – 8.ºD

notícias1

Reconocimiento no asignado

En el pasado sábado, día 27 de abril, por las 21 horas, en Elvas, se inauguró una nueva calle con el nombre del cantante Carlos del Carmo, nombre famoso del Fado en Portugal, por el alcaide Nuno Mocinha, cerca del Coliseo Comendador Rondão de Almeida.
La inauguración tuvo lugar debido a un homenaje que se iba a realizar al cantante en el Coliseo, junto a otros artistas de renombre, tales como Ana Bacalhau y Luís Represas.
Pero esta inauguración, que ni siquiera había sido discutida y aprobada en asamblea del Ayuntamiento, dejó algunos elvenses enojados, pues Carlos del Carmo no tiene ninguna conexión con la ciudad y hay personas que la tienen, aunque no tienen el mérito de recibir esta distinción.
Hay que añadir que la calle elegida para el homenaje y en disputa no tendrá más que 400 metros.

Edicion y redacción de: Diogo Semedo nº9 9-D
notícias1

Alunos do 8.º ano da EB n.º 1 de Elvas foram a Lisboa

Os alunos do 8.º ano da EB n.º 1 de Elvas deslocaram-se, no passado dia 26 de março, a Lisboa em visita de estudo.
Durante a manhã, os discentes fizeram uma visita guiada ao Oceanário da capital, almoçaram no Parque das Nações. No período da tarde, assistiram à encenação da peça de teatro Aquilo que os olhos vêm ou o Adamastor de Manuel António Pina, pela Companhia de Teatro O Sonho, no Auditório do BES. Ambas as atividades foram enriquecedoras e muito apreciadas por alunos e professores.
A visita de estudo foi organizada pelos grupos disciplinares de português e ciências naturais.
Foi um dia muito divertido, de convívio, de brincadeira, de novas experiências e de aquisição de novos conhecimentos em que o belo dia de sol que se fez sentir também ajudou.
Todos gostaríamos que dias e atividades como estas se repetissem mais vezes!

Helena Adagas
n.º 8 – 8.ºD
notícias1
Escola EB n.º1 de Elvas comemorou o Carnaval

A escola EB n.º 1 de Elvas realizou, na passada sexta-feira, dia 1 de março, algumas atividades relacionadas com o Carnaval.
Destaque para o desfile e o concurso de fatos elaborados com materiais reciclados pelos alunos, subordinados ao tema «Os oceanos».
Num concurso onde sobressaiu a criatividade, o fato vencedor (nas fotos ao lado) foi elaborado por alunos da turma 8.º D em colaboração com a professora Cláudia Santos de Educação Visual.
Durante a tarde, houve, ainda, baile no pavilhão polivalente da escola.

Helena Adagas
n.º 8 – 8.ºD

notícias1

Carnaval Internacional de Elvas 2019

De 28 fevereiro a 05 março

O 23.º Carnaval Internacional de Elvas começa já no próximo dia 28 de fevereiro e prolonga-se até ao dia 5 de março.
Destaque para o desfile escolar que se realizará no dia 1, pelas 10h30m, nas ruas do Centro Histórico da cidade, com a participação de milhares de crianças das escolas do concelho.
Nos dias 2 e 5 de março realizam-se os Corsos Internacionais, com a participação de grupos carnavalescos portugueses e espanhóis, e no dia 4, à noite, terá lugar a gala coreográfica dos grupos de Carnaval elvenses, seguida de um baile no Coliseu Comendador Rondão Almeida.
O Carnaval Internacional de Elvas é organizado pela Câmara Municipal de Elvas, em colaboração com diversas associações e juntas de freguesia do concelho, e são esperados milhares de visitantes na cidade para assistirem aos vários desfiles. Não faltes!

http://www.cm-elvas.pt

Helena Adagas
n.º 8 – 8.ºD

notícias1Presépio ao vivo em Elvas

O agrupamento de escuteiros 158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas voltou a recrear, no passado dia 22 de dezembro, na Praça da República, o Presépio ao Vivo.
Esta encenação juntou cerca de 140 participantes e centenas de pessoas a assistir e teve como objetivo reviver a história do nascimento de Jesus.
Os escuteiros elvenses representaram as várias personagens e recrearam desde a viagem prévia ao Nascimento até à adoração do Menino, neste caso encarnado por um bebé real com cerca de 6 meses.
Na manhã desse dia, nas ruas do centro histórico, ocorreu um desfile etnográfico alusivo ao tema e, durante a tarde, realizou-se uma Feira de Natal, com artigos e doces feitos pelos próprios escuteiros, para angariação de fundos.
Estas iniciativas já são habituais em Elvas desde 1994 e contam com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Helena Adagas – 8.ºD
Escola EB, 2,3 n.º 1 Elvas

notícias1

Um templo desconhecido e um teatro divertido!

No dia 3 de dezembro, os alunos do 9.º Ano da Escola Básica 2, 3 N.º 1 de Elvas visitaram um Templo Hindu e assistiram à representação da peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente em Lisboa.
Pelas 11:00h, realizaram a visita ao templo Hindu Radha Krishna e aprenderam várias coisas sobre a comunidade hinduísta portuguesa e a respetiva religião. Ouviram ainda falar sobre o Karma e sobre vários dos deuses do hinduísmo, tais como Shiva, Ganesha e Krishna.
Depois, os alunos almoçaram nos jardins perto do Mosteiro dos Jerónimos.
Durante a tarde, os alunos deslocaram – se para o auditório do BES onde assistiram à peça vicentina Auto da Barca do Inferno, encenada pela companhia de teatro “ O Sonho” e representada por atores magníficos que interagiram com os alunos e geraram vários momentos cómicos.
Terminado o espetáculo, regressaram a Elvas, após um dia bastante
divertido e didático.

Edição e redação: Diogo Semedo e José Neutel, 9.º D

notícias1

Feira do Livro

No dia 28 de novembro visitamos a feira do livro realizada na Biblioteca Escolar. Assistimos a uma apresentação que falava de Fernando Namora.
Conhecemos uma grande variedade de obras, que têm por  objetivo incentivar os alunos a ler livros infantis e juvenis e que podem ser uma  excelente prenda de Natal.
Quem sabe este feira do livro tenha conseguido incentivar muitos alunos a ler livros interessantes que os ajudem a ser, um dia, o futuro, repleto de adultos cultos.

Beatriz Dourado e Catarina Brito, 8º C

notícias1

ENOVE+ em Elvas

A ENOVE+ – Feira do Empreendedorismo e Turismo – decorreu, em Elvas, nos passados dias 7 e 8 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e foi visitada por cerca de três mil pessoas entre portugueses e espanhóis.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelo Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Instituto Politécnico de Portalegre e teve como principais objetivos criar oportunidades, promover e debater o ensino superior, o emprego e o empreendedorismo.
A edição deste ano foi destinada a estudantes, diplomados, desempregados, empresas, instituições de apoio ao emprego e criação e desenvolvimento de empresas, escolas de formação profissional, instituições de ensino, associações empresariais e comerciais, associações de desenvolvimento regional e instituições financeiras.
O evento reuniu 40 stands de empresas de diferentes setores e entidades públicas e privadas, realizou workshops, conferências e debates de promoção do empreendedorismo e apoio ao emprego e à qualificação profissional e teve, ainda, o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
A ENOVE+ nasceu em 2008, promovida pela Associação de Desenvolvimento Regional do Politécnico de Portalegre e é a segunda vez que se realiza na cidade de Elvas. A última havia sido em 2011.

Helena Adagas
8.ºD

notícias1

Manifestação Desmentida?

Na sexta-feira, dia 2 de novembro, os alunos da Escola Básica 2, 3 n.º 1 de Elvas (Ciclo de Santa Luzia) realizaram uma manifestação.
Os alunos da Escola Básica 2, 3 n.º 1 de Elvas manifestaram-se, junto ao portão da escola, pedindo melhores condições para aprender e estudar nesta escola. O assunto já tinha sido motivo de muita conversa e indignação, tanto para alunos como para funcionários. Os alunos reclamaram que, neste estabelecimento de ensino, existem várias falhas quer a nível técnico quer a nível estrutural (edifícios), acrescendo que possuiu placas de amianto nos telhados.
No final das declarações prestadas nessa data aos meios de comunicação social, a Diretora do Agrupamento, professora Brígida Gonçalves, afirmou que a manifestação não tinha justificação plausível, perante o que os alunos manifestaram ter sentido algum deconforto.
De acordo com o projeto de reabilitação do espaço escolar em contestação, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, a “nova” escola vai contar com vinte e cinco salas de aula, quatro laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, bar e sala de convívio para alunos. Prevê-se que as obras tenham início no arranque do próximo ano letivo e estejam concluídas em 2021.

Toda a informação adicional pode ser consultada no site: https://www.linhasdeelvas.pt/noticias/regiao/10645-manifestacao-junto-a-escola.html (Jornal oficial da cidade de Elvas)

Edição e redação: Diogo Semedo e José Neutel, 9.º D

notícias1

Leituras à la carte

De acordo com o programa das Semanas da Leitura do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas, não pretérito dia 28 de março, alunos das turmas 8.º D e 9.º D, sob a supervisão da professora Helena Saldanha, leituras à la carte , cuja Ementa Poética foi partilhada com colegas dos 2.º e 3.º ciclos.
Foram lidos poemas de António Gedeão, Sophia de Mello Breyner Andresen e Sebastião da Gama, entre outros ilustres escritores, para degustação do público. Os pratos foram servidos com alegria e pagos com amor.
Nos próximos dias, como Leituras à la carte e A Poesia bate à porta continuarão a ocupar parte das aulas dos alunos da Escola Básica n.º 2 de Elvas.

Prof. Helena Saldanha

lápis

ENOVE + em Elvas

A ENOVE + – Feira do Empreendedorismo e Turismo – decorreu, em Elvas, nos passados ​​dias 7 e 8 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, e foi visitada por cerca de três mil pessoas entre portugueses e espanhóis.
Esta iniciativa foi desenvolvida pelo Gabinete de Empreendedorismo e Emprego do Instituto Politécnico de Portalegre e teve como principais objetivos criar oportunidades, promover e debater o ensino superior, o emprego e o empreendedorismo.
A edição ano foi destinada a estudantes, diplomados, desempregados, empresas, instituições de apoio ao emprego e criação e desenvolvimento de empresas, escolas de formação profissional, instituições de ensino, associações empresariais e comerciais, associações de desenvolvimento regional e instituições financeiras.
O evento reuniu 40 stands de empresas de diferentes setores e entidades públicas e privadas, workshops, conferências e debates de promoção do empreendedorismo e apoio ao emprego e qualificação profissional e teve, ainda, o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
A ENOVE + nasceu em 2008, promovida pela Associação de Desenvolvimento Regional do Politécnico de Portalegre e é a segunda vez que se realiza na cidade de Elvas. A última havia sido em 2011.

http://www.enovemais.com

Helena Adagas
8.ºD

lápis

Manifestação Desmentida?

Na sexta-feira, dia 2 de novembro, os alunos da Escola Básica 2, 3 n.º 1 de Elvas (Ciclo de Santa Luzia) realizaram uma manifestação.
Os alunos da Escola Básica 2, 3 n.º 1 de Elvas manifestaram-se, junto ao portão da escola, solicitando as melhores condições para aprender e estudar nesta escola. O assunto já tinha sido motivo de muita conversa e indignação, tanto para alunos como para funcionários. Os alunos reclamaram que, neste estabelecimento de ensino, existem várias falhas quer a nível técnico quer a nível estrutural (edifícios), acrescentaendo que possuiu placas de amianto nos telhados.
No final das declarações prestadas nessa data aos meios de comunicação social, a Diretora do Agrupamento, professora Brígida Gonçalves, afirmou que a manifestação não tinha justificação plausível, perante o que os alunos manifestaram ter sentido algum deconforto.
De acordo com o projeto de reabilitação do espaço escolar em contestação, apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, a “nova” escola vai contar com vinte e cinco salas de aula, quatro laboratórios, biblioteca, auditório, refeitório, bar e sala de convívio para alunos. Prevê-se que as obras tenham início no arranque do próximo ano letivo e estudadas concluídas em 2021.

Toda a informação adicional pode ser consultada no site: https://www.linhasdeelvas.pt/noticias/regiao/10645-manifestacao-junto-a-escola.html (Jornal oficial da cidade de Elvas)

Edição e redação: Diogo Semedo e José Neutel, 9.º D

lápis

Feira do Livro

A biblioteca da nossa escola está a organizar uma Feira do Livro!
A inauguração será dia 21, terça-feira, no intervalo da manhã. Haverá uma atuação musical, muita animação e livros interessantes.
A feira do livro decorrerá de 21 a 28 de novembro na biblioteca escolar. Traz os teus cêntimos, assalta o teu porquinho e vem fazer-nos uma visita. Por cada livro comprado, apens uma rifa par sortear mais livros. Os sortudos levarão livros a dobrar.
A feira oferece uma excelente oportunidade para escolhermos as nossas prendas de Natal.
Convidamos toda a comunidade a visitar a nossa feira e a divertir-se com os nossos livros.
Esperamos por si!

lápis

Anjo da Guarda

Pshiu, cala-te, não precisas dizer mais nada, já percebi tudo, consigo ver a tristeza imensa por detrás dos teus olhos. Eles, realmente, estão mais profundos do que nunca… Escondem a confusão que vai no teu coração e na tua cabeça…E o teu sorriso, ele nunca foi tão falso, as sombras que deixa, ao invés do brilho… O que se passa? Estás a tremer, as tuas mãos parecem estar aflitas…
Não sei o que se passa, mas acho que algo está mal, vamos lá, vamos transformar a escuridão por detrás dos teus olhos em cor, as sombras do teu sorriso em brilho, porque ele é lindo, quando se torna verdadeiro… Oh, não precisas de chorar, enxuga as lágrimas, pára de tremer, quem tem de tremer são as pessoas que te atingem todos os dias… És a mulher mais corajosa que conheço, por tudo o que enfrentas.
Vamos fazer um acordo, esquece tudo e vamos sonhar o meu sonho. Toma, fica com as minhas “asas” e sonha tão alto quanto eu sonho. Ah, e fica com o meu coração, sei que vais cuidar dele, como nunca ninguém cuidou. Afinal, esse era o meu sonho, quer dizer, estou errado, agora é o nosso sonho, pois tu tens as minhas asas. Vou cuidar de ti! Promete-me que vais ser o meu… Anjo da Guarda.
Francisco L., 9º B

lápis

Se eu fosse…

imagem1Hoje acordei e… era um piano, um majestoso piano clássico feito de madeira. Mas não de uma madeira qualquer, não! Pois tenho um porte nobre e fico bem em todo o lado: nas salas espelhadas de um palácio, num salão acolchoado de veludos num hotel, no palco… A minha presença é notável aos olhos de quem me vê e aos ouvidos de quem ouve as minhas notas.
Tenho teclas brancas de marfim entremeadas de teclas pretas. Assim, até parece que visto a rigor, como o traje de gala do pianista que me acompanha.
Estou sempre presente nas galas e nos concertos, até mesmo em atos religiosos.
Sou a alegria de quem me toca, do público que transporto com as minhas notas cheias de vida e de harmonia, criando melodias inesquecíveis.

Texto de Mª Helena C., 5º D

lápis

O Outono

IMAGEM11Miguel Outono tem um ar doce, calmo e melancólico, a dizer-nos que está a chegar o outono.
De faces rosadas, as suas maçãs do rosto parecem duas romãs, os olhos são tão pretos, de um preto azulado e profundo como as asas dos corvos, os seus cabelos grossos e encrespados como a trepadeira à procura do sol são de uma cor acastanhada, amarelada, com reflexos quase dourados, dependendo de como o sol incide neles.
Miguel veste-se como a natureza, com cores outonais. Gosta de amarelo, mas só se for com várias tonalidades, tal qual as folhas a cair das árvores, que avisam da sua chegada.
Os seus braços mexem-se lentamente ao ritmo da brisa. Usa um chapéu que o cobre dos últimos raios de sol, que por vezes ainda são bem quentinhos e aquecem os seus sapatos de cortiça. Quase que se sentem os odores das castanhas assadas e o cheiro da lenha a queimar. Noutros dias, o chapéu de abas largas também lhe serve para o abrigar das brisas frescas e dos chuviscos que começam a cair.
Que figura tão doce que nos alerta para os dias que vão ficando mais pequenos e os serões bem maiores, para bebermos chocolate quente e comermos churros deliciosos.

Pedro Lázaro, 5º D

lápis

O Zé Outono vestia-se com uma túnica coberta de folhas castanhas, laranja e amarelas e com frutos secos da época. Tinha olhos cor de cobre e os longos cabelos de tons ruivos-acobreados. No seu ombro, um esquilo maroto comia alegremente uma bolota, fazendo estalar a casca daquele fruto.

Inês Silva, 5º D

lápis

Ano letivo 2012-2013

Os Afetos

Os afetos são muitos!
Todos nós temos diferentes tipos de afetos e até os animais se ligam muito às pessoas com quem convivem. Ler mais…
                                                                        Maria Gabriel N., 5ºE

afeto

lápis

A Poluição

Na nossa cidade, como na generalidade das outras cidades, há muita poluição porque as pessoas utilizam mais os carros que poluem, em vez das bicicletas que não poluem e ajudam a praticar desporto.
Eu também poluo a cidade, mas também tento estar alerta para poder poluir cada vez menos. E o que é que podemos fazer para poluir menos? Aqui ficam algumas indicações que podemos seguir e que poderão ajudar:
– Não deitar lixo para o chão;
– Andar a pé, sempre que possível;
– Cuidar dos espaços verdes;
– Cuidar da natureza, protegendo-a e preservando-a.
Na nossa cidade há muitos fatores de poluição que a tornam cidade menos rica e com ar poluído. Não podemos resolver tudo o que está mal, mas podemos de certeza dar o nosso contributo. E se o fizermos já estamos a colaborar com o ambiente.
Guilherme, nº6 5ºA

lápis

A solidariedade

Procuro ser solidário e gosto de ajudar as pessoas com dificuldades, mas em especial nesta altura do Natal, pois todas as pessoas gostam de ter a mesa recheada de comida e pelo menos um presente. É aí que eu gosto de ajudar.
O meu Natal tem sido sempre muito bom e recheado, mas incomoda-me pensar que algumas famílias não têm o mínimo para comer.
Por isso gostaria de deixar um apelo a todas as pessoas que têm possibilidade de ajudar para contribuírem para que os mais carenciados possam, ao menos nesta altura, sentir o conforto de uma refeição quente ou de alguns alimentos que habitualmente não têm.
Luís Pedro, 5º A

Recolha de alimentos

Mas será que é algo inconsciente ou é teimosia de querer acreditar num mundo que não existe?
Será um defeito? Será uma qualidade? Não sei, mas sei que não pode ser algo positivo.
Para que serve enganarmo-nos a nós próprios? As pessoas insistem em sonhos mas esquecem-se que depois têm que acordar……. Às vezes até sabem que era só um sonho mas inconscientemente estão à espera que se realize….. daí as desilusões com pessoas com quem até o “mundo inteiro” está ligado! As ilusões são as responsáveis pela pergunta tantas vezes feita….. “PORQUÊ?” São elas que nos fazem tantas vezes questionar a realidade. Como pode haver pessoas que conseguem fazer criar uma coisa tão “controladora” como as ilusões?
Há pessoas que pura e simplesmente nos fazem acreditar num mundo à parte…… e nós ??? Nós nem damos conta…. Enfim, nós vamos sempre ter de aprender a distinguir esses dois mundos: “Real” e “Irreal” porque faz parte da vida queiramos ou não, teimosos ou não… é mesmo o melhor a fazer…
Patrícia
9º B – nº 20

lápis

Imperceptível
Eu não sei explicar, é que… eu também não sei, não sei se há algum objectivo ou se simplesmente é para me baralhar … Deixar – me confusa? Talvez seja a única coisa que tenho a certeza, não sei o que fazer e também ninguém me diz, talvez porque nenhum deles sabe sequer a pergunta certa a fazer para depois obter a resposta.
Coisas sem sentido talvez só existam na cabeça das pessoas para as preocupar, mas para quê a preocupação? Quem a terá inventado? Tantas perguntas que posso fazer e tão poucas respostas para dar.
Mas eu sei de onde tudo vem! … Sei quem tem a culpa! Somos simplesmente todos nós, porque inventamos tantas perguntas se sabemos que não há resposta? Era mais fácil se cada um tivesse apenas as suas preocupações mas elas são tão fortes que mesmo não querendo, todas se misturam, fazer o quê? … Ups e já tinha feito esta pergunta no papel, posso não a repetir aqui, mas na minha cabeça … as mesmas se repetem a toda a hora, até quando durmo (isto quando o consigo fazer)…
Sei que a desilusão está relacionada, mas é mais que isso, muito mais.
Mas a verdade é que a maior parte das pessoas nem sabem o que é a desilusão, não têm consciência disso… e esse simples facto desilude quem a tem……..
Patrícia
9º B – nº 20

lápis

lápis

A  Amizade

 A amizade, palavra com muito significado mas para algumas e alguns muito ignorado.
Ter amizade por alguém, significa não gozar com essa pessoas mas sim respeitá-la, dar-lhe carinho, defendê-la, ouvi-la e ajudá-la.
Devemos fazer tudo isto, mas não só nos bons momentos como também nos maus e é nestes momentos de medo e de angústia, que vemos quem são os nossos amigos.
Todos os humanos precisam de ter amigos, mas amigos de verdade. Quando temos amigos há alegria porque temos alguém em quem confiar os nossos maiores segredos. Um amigo é uma coisa boa por isso aqui deixo o meu apelo, ser amigo, é dar sem pedir nada em troca.

Sara Nº19 8ºA

lápis

lápis

Minha avó Maria

A minha avó Maria nasceu em 1940. Sempre humilde e lutadora em tudo o que fazia era, aos meus olhos, uma pessoa bondosa e carinhosa. Marias há muitas, mas como a minha avó, nem tantas!
Quando a minha avó visito, olho profundamente para aquele enorme cadeirão na sala e recordo, dias que o meu avô lá passava sentado e, embora sendo cego, conhecia-me como ninguém. Quando eu era ainda pequeno e o meu avô punha a bengala no meu triciclo eu guiava-o com muito cuidado, pois sabia que ele era invisual. Recordo o sofrimento da minha avó, quando via que não podia fazer nada!
Sempre que vou visitar a minha avó, ela tem sempre que me dar qualquer coisa, rebuçados, guloseimas, chocolates e, claro, como sempre todas as avós fazem, dão dinheiro aos netos.
Embora todos nós gostemos da nossa avó também sabemos que qualquer dia não a poderemos ver mais! Afinal a vida é assim, por isso enquanto temos avó temos de nos divertir, brincar, sorrir e até chorar com ela.

Samuel 8ºA nº18

lápis

Vida
A vida é um poço de alegria e um poço de tristeza. São vários os dias em que uma pessoa se pergunta “O que ando aqui a fazer?”e noutros dias diz “Muito obrigado por me terem dado à luz”. Acho que é assim mesmo, temos de pensar sempre positivo e estar confiantes que dias melhores virão.
Tenho aprendido muito com estes 13 anos. Fizeram-me ver o bem e o mal o que está certo e o que está errado e também que temos de encarar tudo pela positiva, mesmo que as coisas sejam o contrário.
Sei que temos dias bons e outros menos bons.
Não é porque eu queira uma nota mas sim para um desabafo. Quando não tenho ninguém ao pé de mim, escrevo os meus sentimentos.
Este texto é dedicado à minha tia que faleceu.

Mariana nº 10 8º A

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *