2016-2017

Traço’ 16

atividade1No dia catorze de outubro nós, as turmas do 3º ano, fomos ao Forte da Graça fazer uma atividade no âmbito do evento TRAÇO ’16 – “Festival de Desenho de Elvas”.
A atividade, realizada em dois espaços distintos, começou por nos levar a uma sala onde fizemos um desenho livre, artificial, sobre aquilo que observávamos à nossa volta. Depois, já numa outra sala, fizemos um desenho natural, rigoroso, onde, dentro de um círculo, decalcamos a nossa mão e decoramos com formas geométricas.
Desta última atividade surgiu-nos a curiosidade de pesquisar, já em sala de aula, sobre a arte de desenhar com figuras geométricas, o que nos levou a descobrir o Cubismo.
Este movimento artístico surgiu no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com formas geométricas representadas, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que se distinguiam pela perfeição das formas.
E é impossível falar da arte do século XX, falar de Cubismo, sem mencionar o nome de um dos seus principais fundadores, Pablo Picasso. Nascido a 25 de Outubro de 1881, ele foi pintor, escultor e desenhista. Reconhecido mundialmente pela sua versatilidade, criou milhares de trabalhos de todos os tipos de materiais.                                   Também quisemos experimentar fazer os nossos próprios trabalhos “cubistas”.

Alunos do 3º B

notícias1

Dia Internacional do Animal

animaisNo dia 4 de outubro comemorou-se o Dia Internacional do Animal.
Na nossa sala também comemoramos este dia.
Cada um dos alunos fez um trabalho sobre o seu animal de estimação ou do seu animal preferido e apresentou-o à turma.
Foram apresentados diferentes animais: gatos, cães, cágados, peixes, pássaros, coelhos, póneis…
Todos estes animais vivem nas nossas casas ou nos nossos quintais. Apenas o Miguel nos falou de uma cadela muito especial que é uma heroína!
A Lua pertence a Equipa Cinotécnica dos Bombeiros e ajuda nos salvamentos
Todos nós gostamos de animais e esta foi a forma que encontramos para os homenagear!

Alunos do 3º A

notícias1

Ano Letivo 2015-2016

A mãe da Joana na nossa escola

No dia 15 de março, esteve na Biblioteca da nossa escola, convidada pela nossa turma, a Drª Orlanda Póvoa, que é mãe da nossa colega, Joana Cardoso.
Esta senhora é professora na Escola Superior Agrária de Elvas e veio falar-nos de plantas tóxicas e de plantas comestíveis.
Vimos um PowerPoint e também observámos algumas plantas ao vivo. Nas tóxicas, nem sequer tocámos, porque são muito perigosas, mas mexemos e cheirámos algumas comestíveis, como por exemplo, espargos, acelgas, urtigas, funcho, alecrim, rosmaninho, etc.
Aprendemos que podemos comer algumas flores. Até estivemos a provar as flores do alecrim.
No final, a nossa amiga Joana distribuiu bolinhos de funcho e de lavanda que ela tinha feito em sua casa com a ajuda da mãe.
Gostámos muito de aprender mais um bocadinho sobre plantas e adorámos os bolinhos da Joana!
Obrigada Joana e Drª Orlanda!

Alunos do 3º B


Fotorreportagem

notícias1

Visita ao Cantinho dos Animais

VisitaNo dia 2 de março, os alunos do Clube de Solidariedade foram ao Cantinho dos Animais. Fomos acompanhados pela senhora professora Júlia Mira e pelo senhor professor José Beliz.
Quando entramos, estava ao pé do portão um cão preto que se chama Fisga e começamos logo a fazer-lhe festinhas.
Atualmente, o Cantinho dos Animais dá abrigo a quarenta e cinco cães.
Vimos também um gato que apenas tinha três patas. Quando o encontraram, estava numa árvore com um arame preso a uma pata.
De seguida, fomos dar comida aos cães e o senhor professor ofereceu-nos um copo de sumo.
Finalmente, fomos ver o cemitério dos animais e depois a professora levou- nos a casa.
Adorámos este dia e esperamos repetir a visita.

Carolina Fanico e Marta Lérias 6º A

notícias1

Visita ao Forte da Graça

Hoje, no dia 20 de janeiro, da parte da manhã, fomos de autocarro visitar o Forte da Graça.
Quando lá chegamos, fomos recebidos por duas guias. Elas começaram por contar a história deste monumento. Ficamos a saber que este monumento servia, à 300 anos, para defesa dos ataques vindos de outros povos.
Durante a visita observamos varias salas como as celas, a sala do governador, a sala do castigo e uma maqueta feita de fósforos por um senhor de Elvas. Ficamos a saber que eles se defendiam com canhões, lanças, pedras afiadas e xixi a ferver.
Assim, concluímos a nossa visita ao Forte da Graça, da qual gostamos muito.

Alunos 2º A 


Fotorreportagem

notícias1

Forte de Nossa Senhora da Graça

Forte da GraçaNo dia 21 de janeiro fomos visitar o Forte da Graça que é uma construção militar, em forma de estrela, que serviu de defesa durante muitos anos. Este forte também foi prisão política e militar e esteve abandonado durante alguns anos.
O forte tem três linhas de defesa sendo a primeira em forma de estrela. Esta linha, está separada da segunda linha de defesa por um fosso e é uma estrutura quadrangular com quatro baluartes nos vértices. A segunda linha também esta separada da terceira por outro fosso e entre estas, existem muitas dependências como casernas, depósitos onde guardavam a água e a pólvora. Em todas as linhas de defesa há canhoeiras onde os soldados punham os canhões para disparar ao inimigo.
No ponto mais alto, fica a Casa do Governador que tem uma capela e uma cisterna no andar de baixo.
A vista do Forte da Graça é fantástica e é um local de visita obrigatória da nossa cidade.

Alunos 3º C


Fotorreportagem

Hoje fui, com a minha escola, numa visita ao Forte da Graça. Foi muito divertido, porque fui com todos os meus amigos, só foi pena estar de chuva e não podermos ver as paisagens.
Gostei de ver as muralhas e o sítio onde punham os canhões, os buracos por onde atiravam azeite, vinagre e água a ferver.
Vi também a enfermaria com uma janela muito grande e redonda, o refeitório que tinha frases pintadas na parede e também a capela. Aprendi algumas coisas com a ajuda do Sr. Edgar e da D. Leonor que nos contaram a história dos lugares por onde íamos passando.
Gostei muito da visita e de ver o Forte recuperado, pois eu já lá tinha ido quando estava em ruínas e agora está muito mais bonito. Espero voltar lá em breve com os meus pais, mas num dia de sol para poder subir à casa do Governador e apreciar a paisagem.

Íris 3º B

notícias1

Dia de Reis

Dia de ReisHoje, dia 6 de janeiro, recordamos os três Reis Magos, sábios do Oriente, que vieram das suas terras até à gruta de Belém, seguindo uma estrela diferente das outras.
Montados nos seus camelos, eles procuravam um Menino que sabiam ser Jesus, para o adorarem e lhe oferecerem presentes: ouro, incenso e mirra.
Um chamava-se Gaspar, que significa “ o que vai com amor “; o outro chamava-se Belchior, que significa “ o que vai suavemente “; o terceiro chama-se Baltazar, que significa “o que obedece à vontade de Deus “.
No dia de Reis, costumamos comer bolo-rei e algumas pessoas oferecem uma pequena prenda a quem gostam. É um pequeno gesto de ternura que vale mais do que mil palavras.
Na nossa escola, três meninos vestiram-se de Reis Magos e visitaram todas as salas, desejando a todos um bom ano e oferecendo também um rebuçadinho.

Alunos 3º B


Fotorreportagem

notícias1Feira do Livro

Feira3Realizou-se de 7 a 11 de dezembro, na escola sede do agrupamento, uma feira do livro.
Na feira podíamos encontrar livros sobre temas diversos desde aventura, poesia, passando por temas técnicos, com bastante quantidade de exemplares.
A feira foi visitada turma a turma.
No âmbito das comemorações dos 25 anos do jornal “Aqueduto”, o jornal da nossa escola, foi entrevistado o senhor diretor do jornal “ Linhas de Elvas”, que simpaticamente foi explicando aos alunos, da turma 6ºA, como se faz um jornal.
De uma forma geral, os alunos adoraram a feira assim como a entrevista.

Sara Ventura, 6ºA

notícias1

Feira dos Minerais, Rochas e Fósseis

MineraisEsta atividade dedicou-se à exposição e venda de minerais, rochas, fósseis, bijutaria e outros artigos resultantes do trabalho desses materiais.
Teve como objetivo aprofundar os conhecimentos e visualizar rochas, minerais e fósseis e também despertar o interesse pelo estudo da Geologia.
Decorreu entre os dias 2, 3 e 4 de dezembro de 2015, no pavilhão 2, sala 2 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos N.º1 de Elvas.
Esta feira/exposição foi organizada pelo Grupo Disciplinar de Ciências Naturais da nossa escola.
Para nós esta atividade deveria continuar a ser feita todos os anos letivos, pois é interessante e nós gostamos muito dos artigos lá comercializados e em exposição. Também nos dá a oportunidade de conhecer novos minerais, fósseis e rochas.

Trabalho elaborado por: Alunas do 7ºB 
Joana Arraia
Laura Cunha
Margarida Oliveira

notícias1

Exposição do Jornal Escolar

Até ao final deste período, está a decorrer na nossa escola uma exposição organizada pelo Jornal Escolar.

Exposição1O objetivo desta exposição é dar a oportunidade aos alunos de poder conhecer o nosso jornal mais de perto, isto é, poder conhecer as nossas instalações e o nosso trabalho ao longo dos anos, de todos os alunos-jornalistas que aqui trabalharam.
Os alunos podem ler exemplares de todas as edições do jornal, desde 1990 até à última edição que saiu de 2015.
Este jornal escolar já existe há 25 anos e esperamos que continue por muitos anos, com muitos alunos-jornalistas como nós ao longo dos anos. Os alunos interessados podem juntar-se à nossa equipa, há sempre lugar para mais um.

Repórter: DR 13

notícias1

Escola Básica de Santa Luzia comemora dia de Ação de Graças

Feira2A Escola Básica de Santa Luzia, em Elvas, celebrou, no dia 26 de novembro, o Thanksgiving Day, Dia de Ação de Graças. Esta atividade foi organizada e dinamizada pelo grupo disciplinar de Inglês, do Departamento de Línguas do Agrupamento.
Este dia celebra-se nos Estados Unidos da América e a Escola Básica de Santa Luzia decidiu celebrá-lo também, como explicou a professora Glória Andrade à Rádio Elvas.
“Resolvemos trazer para a nossa escola uma parte da celebração. O objetivo foi divulgar a cultura, uma vez que somos professores de inglês e ensinamos as culturas anglo-saxónica, americana e canadiana e é importante difundi-las”.
Ao longo do dia, os alunos participaram em várias atividades; uma delas foi o almoço, à boa maneira americana, cujas ementas foram preparadas pelos alunos de 8.º ano. Houve ainda um concerto com músicas inglesas no refeitório.

Repórter: João Ricardo, 8.ºB

notícias1

Feira solidária

Feira1No passado dia 24 de novembro, no Polivalente do Agrupamento, realizou-se a Feira Solidária, organizada e dinamizada pelo Clube de Solidariedade.
À semelhança de outros anos letivos, realizou-se esta feira com o objetivo de angariar fundos monetários para comprar alimentos para os cabazes de Natal. A escola pediu aos alunos e aos encarregados de educação que colaborassem, também, com alimentos para os cabazes de Natal, que irão ser oferecidos aos alunos mais carenciados da nossa escola.

Repórter: João Ricardo, 8.º B
Fotografia: Daniela Ribeiro, 8.º B

notícias1

Concurso Literacia 3D

Literacia 3DA iniciativa LITERACIA 3D consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os alunos, os respetivos professores e os estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliar a literacia da Leitura, da Matemática e da Ciência.
Neste concurso, Literacia 3D, promovido pela Porto Editora, podem participar todos os alunos dos 5.º, 7.º e 8.º anos. Na nossa escola, irão participar alunos dos três anos de escolaridade. Consiste, no fundo, em desafiar os estudantes a mostrar as suas capacidades nas três áreas do conhecimento e decorre em três fases (escolar, distrital e nacional), com base em testes feitos numa plataforma da Escola Virtual. Para o ano letivo 2015-2016, os alunos do 5.º ano serão desafiados para a Literacia da Leitura, os do 7.º ano para a Literacia Matemática e os do 8.º ano para a Literacia Científica.

Repórter: DR 13

notícias1

No dia 1 de outubro, comemora-se o dia mundial da música.
Para assinalar este dia, as turmas dos 3º e 4º anos foram até ao Cineteatro assistir a um musical
que nos falava da época dos “Descobrimentos Portugueses”.
Através de músicas e coreografias viajámos no tempo e no espaço.
Ouvimos músicas relativas às ilhas, países e continentes onde os portugueses chegaram: Açores, Madeira, Índia, Brasil, África, etc.
Foi um espetáculo animado, com muita cor e alegria que nós acompanhámos com muitas palmas.
Adoramos ter assistido a este musical!
Foi muito bonito!

Turma: 3º B


Fotorreportagem