Concursos

Sitestar.pt 3 – A nossa página foi uma das vencedoras.

EquipaA nossa página Aqueduto, um jornal com história participou no concurso Sitestar.pt 3, que é uma iniciativa da DECOJovem e da Associação DNS.PT. Um dos objetivo deste concurso é dar a oportunidade às escolas de promoverem a criação de jornais escolares on-line, para divulgação do trabalho realizado em âmbito escolar, numa nova categoria denominada “Notícias na Escola”.
A equipa formada pelos alunos João Ricardo Móran, Maria Balsinhas e Daniela Ribeiro, do 8º Ano, em colaboração com outros alunos e professores, e com o apoio da Biblioteca Escolar, tem dinamizado atividades para divulgação do Jornal Escolar Aqueduto e foi esta equipa que recolheu, seleccionou e editou os conteúdos do site vencedor.
O júri deste concurso era composto por representantes do Ministério da Educação e Ciência, Direção Geral da Educação (DGE), Secretário de Estado da Cultura, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O nosso Jornal Aqueduto está de parabéns, pois foi um dos sites vencedores.

Leitura1

A grande final!
No dia 15 de Abril de 2016 participei no 5º Concurso Interconcelhio de leitura”LEITORES SONHADORES”.
Foi um grande desafio, pois todos os alunos presentes eram muito bons leitores. Também foi um momento bastante enriquecedor; pois ouvimos histórias de vários escritores e variados temas.
Estava um pouco ansioso, pois ao ser do 6ºano só iria ler na parte da tarde; mas com o decorrer do dia com a leitura dos meus amigos fui-me sentindo mais descontraído.
Todos os presentes tínham com uma certa ilusão de vencer, mas, como é normal, só um poderia ganhar. Eu pessoalmente tinha essa ilusão, pois seria o último ano que poderia passar esse dia espetacular com tantos bons leitores, porque o concurso é somente para alunos do 3º ano ao 6ºano.Chegada a minha vez, li como sabia, como sempre confiante e otimista. Passado pouco tempo foram conhecidos os melhores leitores. Senti uma grande emoção ao ser anunciado como vencedor.Recebi vários prémios, entre eles uma entrada familiar para o “CENTRO DE CIÊNCIA VIVA”, em Estremoz. Não resisti de curiosidade e ao fim de dois dias fui usufruir dessa oferta. Adorei, aprendi muitas coisas novas e fiz várias experiências.

Axel carapinha 6.º C


Fotorreportagem

Leitura1

Concurso “aLer+…Ulisses”

O concurso realizou-se no dia 9 de março, na Biblioteca Escolar com o objetivo de promover o gosto pela leitura, através de uma abordagem diferente, mais lúdica, sem desvirtuar, no entanto, o conhecimento profundo da obra.
Participaram neste evento todas as turmas de 6º ano.
Todos os alunos participantes manifestaram bastante interesse pela atividade e empenharam-se avidamente de forma a responderem acertadamente a todas as questões.
Foi uma experiência bastante enriquecedora tanto para professores como para alunos.


Videorreportagem

Leitura1

Concurso Leitores Sonhadores – 2ª Eliminatória

O concurso “Leitores Sonhadores” é um concurso que tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da leitura expressiva. Está organizado em 4 escalões: 3.º ano, 4.º ano, 5.º ano e 6.º ano, envolvendo todos os Agrupamentos de Escolas e Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo dos concelhos acompanhados pelas Coordenadoras Interconcelhias Alda Serras e Carla Correia, e conta com a colaboração direta dos Professores Bibliotecários.
A segunda eliminatória do Agrupamento nº2 decorreu no dia 16 de março e contou com a participação de muitos alunos. Os vencedores deste ano foram: Isis Galvão (3.º Ano), Leonor Trindade (4.º Ano), Teresa Carvalho (5.º Ano) e Axel Carapinha (6.º Ano). Boa sorte a todos para a final!


Videorreportagem

Leitura1

Concurso Nacional de Leitura

No passado dia 13 de Janeiro, decorreu na nossa escola o teste para o concurso Nacional de Leitura.

CNLEste teste consistia em avaliar o conhecimento dos alunos em três obras. As obras escolhidas constam da lista do Plano Nacional de Leitura e foram: Sexta-feira ou vida selvagem, de Michel Tournier; O mundo em que vivi, de Ilsa Losa e O tesouro, retirado do livro Os Contos de Eça de Queirós.
Os alunos, de 3º ciclo, tiveram um teste muito simples, de resposta múltipla para cada uma das obras e, no final, um comentário à obra que mais gostaram.
Este concurso tem 3 fases: a nível de escola, distrital e nacional. Esta foi a primeira fase, ou seja, a nível de escolas e os alunos apurados passarão à segunda fase, a nível distrital, a realizar na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor. Caso também sejam aí apurados, passarão à terceira e última fase, a nacional.

Repórter: DR 13